Energia Eólica – Vantagens e Desvantagens | Como Funciona e O Que é?

Energia Eólica é aquela que é gerada pela força do vento. Pode ser definida como força capaz de transformar a energia do vento em energia aproveitável. É captada através de estruturas como:

  • Aerogeradores: que possibilitam a produção de eletricidade.
  • Moinhos de vento: Também pode ser captada por moinhos de vento com o objetivo de produzir energia mecânica que pode ser usada na moagem de grãos e fabricação de farinha.
  • Velas: A força do ar em movimento também é útil para impulsionar velas de embarcações.

energia-eolica


Energia eólica na história da
 Humanidade

Os primeiros navegantes, intrépidos aventureiros que se lançavam no oceano em busca de novas terras, já usavam a energia eólica para movimentar as embarcações. Esta foi portanto, a força propulsora das grandes navegações ocorridas nos séculos XV e XVI. Foi impulsionado pelo vento que Colombo atingiu a América e foi também assim, à mercê do vento que Cabral chegou ao Brasil.

Na verdade, a mais antiga forma de utilização da energia eólica foi para o transporte marítimo. Naus e caravelas movidas pelo vento possibilitaram empreender grandes viagens, por longas distâncias. Este fator levou à importantíssimas descobertas.

Esta energia também impulsionou as atividades agrícolas, promovendo através dos moinhos de vento a retirada de água do subsolo e a moagem de cereais.

Vantagens da Energia Eólica

A criação de usinas para captação da energia eólica possui determinadas vantagens. O impacto negativo causado pelas grandes turbinas é mínimo quando comparado aos causados pelas grandes indústrias, mineradoras de carvão, hidrelétricas, etc.

  • Usinas eólicas não promovem queima de combustível, nem geram dejetos que poluem o ar, o solo, ou a água.
  • Promovem maior geração de empregos em regiões desfavorecidas.
  • É uma fonte de energia válida economicamente pois é mais barata.

A energia eólica gera eletricidade

Atualmente o desenvolvimento tecnológico descobriu outras formas de uso para a força eólica. A mais conhecida e explorada está voltada para a geração de força elétrica. Torna-se cada vez mais viável utilizar turbinas movidas pelo vento para gerar energia elétrica. Isto é possível através de aerogeradores.

Aerogeradores são geradores elétricos associados ao eixo de cata-ventos que convertem a força cinética contida no vento em energia elétrica. A quantidade de energia produzida vai depender de alguns fatores, entre eles a velocidade do vento no local e a capacidade do sistema montado.

Desvanategens da Energia Eólica

energia-eolica-vantagens-e-desvantagens
Esta é uma fonte de energia que não polui e é renovável, mas apesar disto causa alguns impactos no ambiente. Isto acontece devido aos parques eólicos estarem em grandes extensões, com imensos aerogeradores instalados. Estas interferências no ambiente são vistas, muitas vezes, como desvantagens da energia eólica. Veja que consequências são acarretadas:

  • Os parques eólicos utilizam grandes extensões de terra

Em um parque eólico as turbinas precisam resguardar determinadas distâncias. Sendo assim, precisam estar longe umas das outras de modo a não ocorrer problemas causados no escoamento do vento. Mas, vale acrescentar que já existem sugestões para reaproveitamento deste imenso espaço. Ele pode ser usado para atividade agrícola ou áreas de lazer.

  • Impacto sonoro

Uma reclamação é quanto aos ruídos emitidos pelas turbinas em um parque eólico. Devido a isto, não podem ser instalados muito próximos à áreas residenciais. O som é audível e atinge a decibéis que podem incomodar, causando poluição sonora. É causado pelo movimento das hélices em contato com o fluxo de ar e pelos mecanismos dos aerogeradores.

  • Impacto visual

As imensas hélices provocam certas sombras e reflexos que não são bem-vindos em áreas residenciais. Além disso, as estruturas interferem na estética das paisagens naturais.

  • Impacto sobre a fauna

Em sítios ou parques eólicos ocorre grande mortandade de aves. Estes animais não conseguem visualizar as pás em movimento. Em seu voo eles acabam batendo nas turbinas e morrendo.

  • Interferem na radiação Eletromagnética

Quando há por perto receptores e transmissores de ondas de rádio, TV e micro-ondas, as hélices refletem parte da radiação eletromagnética. Desta forma a onda refletida atrapalha o sinal.

Energia Eólica no Brasil

Energia Eólica já é uma realidade no Brasil. Nosso país já conta com diversos parques e usinas. A tendência é que esta tecnologia de geração de energia cresça cada vez mais. Há presença de diversos parques eólicas espalhados pelo Brasil.

 

A imagem abaixo apresenta o Parque Eólico Mucuripe, no Ceará.

parque-eolico-no-brasil
Parque Eólico Mucuripe – Ceará (foto: Exame)